sexta-feira, 3 de julho de 2015


Pássaros de Luz

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva





               É uma entidade que foi fundada no dia 12 de março de 2006 sem fins lucrativos organizada e administrada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com sequelas de paralisia cerebral e também, por profissionais. No momento atende trinta e três pessoas devido a capacidade fisíca do local e de poucos facilitadores . Facilitador é o termo utilizado ao profissional que auxilia no acompanhamento dos programas e das rotinas.

          O atendimento ocorre em varias faixas etárias, desde estimulação precoce onde bebês são atendidos e quem ajuda no programas são as próprias mães; grupo Infantil: 3 anos a 5 anos; grupo Escolar: 6 anos a 11 anos; grupo Adolescentes: 12 a 18 anos; grupo Jovens e Adultos: A partir de 19 anos. 

 András Peto foi o pioneiro e criou um novo método desenvolvido  com crianças ditas 'incuráveis'. Década de 40, o momento era de pós-guerra não existiam boas condições de moradia, alimentação e aspectos sanitários. Então ele recebeu estas crianças que já 'ninguém mais queria' , mas não deixou por menos, chamou uma banca e fez com que profissionais do ramo fizessem uma avaliação. Um ano depois voltou a chamar a mesma banca. A banca descreveu que as crianças avaliadas tiveram uma melhora significativa, inesperada.


Todos os minutos 'controlados' e sempre com 'exercícios' coordenados, pensados, funcionais. O `som` que se escutava na rotina diária era mais ou menos assim: "- Eu levanto meu braço direito lá em cima, 1, 2, 3, 4, 5. Eu levanto meu braço esquerdo lá em cima, 1, 2, 3, 4, 5. Eu levanto meu braço direito lá embaixo, 1, 2, 3, 4, 5. Eu levanto meu braço esquerdo lá embaixo, 1, 2, 3, 4, 5."
 

No caso a intenção rítmica ocorre com a união da linguagem ao movimento para a criação da consciência. O método sempre parte de objetivos reais, funcional e próximo. No período de quatro semanas muda o facilitador possibilitando um novo olhar no acompanhamento e desenvolvimento do participante. Incluindo no programa estimular a autonomia, levando ao banheiro, comer  e se alimentar sozinho.

 
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário