Glossário
Para
facilitar a atuação e avaliação da psicopedagoga no que se refere as
dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, pensando nesta situação decidimos
fazer um glossário:
Distúrbios de aprendizagem:
Fatores externos que acabam interferindo no processo do
aprender do estudante, como a metodologia da escola e dos professores, a
influência dos colegas. Distúrbios manifestados por dificuldades intensas na
aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita
e do raciocínio matemático.
Dificuldades de aprendizagem:
Crianças que apresentam dificuldades de aquisição de
matéria teórica, embora apresentem inteligência normal, e não demonstrem
desfavorecimento físico, emocional ou social.
Problemas
de aprendizagem:
Uma dificuldade em absorver informação. Os motivos são
multifatoriais.Pode ser desde um problema de visão simples de se corrigir com o
uso de óculos como pode ser mais complicado como a Dislexia necessitando
tratamento psicológico, psicopedagógico e dependendo do caso medicamentoso.
Agnosia
A
agnosia é uma perturbação pouco frequente que se caracteriza pelo facto de a
pessoa poder ver e sentir os objetos, mas não os pode associar ao papel que
habitualmente desempenham nem à sua função.
As
pessoas afetadas por certas formas de agnosia não conseguem reconhecer rostos
familiares nem objetos correntes, como uma colher ou um lápis, embora os
possam ver e descrever. A agnosia é causada por um defeito nos lobos parietais
e temporais do cérebro, que armazena a memória dos usos e a importância dos
objectos conhecidos. Muitas vezes, a agnosia aparece subitamente depois de um
traumatismo craniano ou de um icto. Algumas pessoas com agnosia melhoram ou
recuperam de forma espontânea enquanto outras devem aprender a assumir a sua
estranha incapacidade. Não existe um tratamento específico.
Afasia
A afasia é uma
deterioração da função da linguagem falada e escrita, após ter sido adquirida
de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. É caracterizada
pela dificuldade em nomear pessoas e objetos.
A
principal causa da afasia é o acidente vascular cerebral (AVC), que resulta em uma lesão cerebral. Deste modo, essa patologia
provavelmente é a maior sequela ou limitação, do ponto de vista pessoal, social ou
econômico, resultante de um dano cerebral.
Dentre
os tipos de afasia existentes, encontram-se:
- Afasia de Wernecke: caracteriza-se pela fala
fluente, ou logorreia, que não faz sentido para o ouvinte, embora a pessoa
acredite estar falando correto e mantendo a entonação adequada.
Normalmente, o paciente com logorreia apresenta dificuldade de compreensão
e de expressão, mas consegue articular as palavras e irrita-se quando não
é compreendido. É comum também esses pacientes articularem palavras que
existam, mas que juntas não representam nenhum significado lógico.
- Afasia de Broca: neste caso o paciente preserva
a compreensão, mas têm dificuldade para falar, porque lhe faltam as
palavras. Algumas escolhem jargões, uma palavra ou um nome qualquer para
situações distintas e acreditam estar comunicando o que querem dizer.
- Afasia global: é quando ocorre a perda total
da capacidade de
fala, compreensão, leitura e escrita.
Agrafia:
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Agrafia
é uma incapacidade para traduzir as idéias por escrito, apesar de não haver
nenhum comprometimento psicomotor, da fala ou da compreensão. A linguagem
escrita, como uma das formas de expressão do pensamento, pode apresentar
alterações significativas.
Assim,
a agrafia seria como uma manifestação na escrita das alterações afásicas que
ocorrem na linguagem oral e de modo geral, está associada com lesões na parte
posterior do giro frontal médio no hemisfério cerebral dominante. Ainda que
exista uma dissociação entre a possibilidade de denominar por escrito e
verbalmente, a ausência da palavra pode existir tanto na linguagem escrita
como na linguagem oral.
A
redução da linguagem e o agramatismo apresentam o seu equivalente escrito; o
mesmo para o jargão e para as parafasias, cuja escrita constitui, às vezes,
um modo de facilitação privilegiada, da mesma forma que ela fornece numerosos
exemplos de dissintaxia.
Mesmo
que seja corrigida as manifestações gráficas da Afasia, persistirá para sempre
uma disortografia rebelde. Portanto, nos escritos dos pacientes afásicos é
possível encontrar quase todas as alterações estudadas na linguagem oral.
Anamnese:
A anamnese é uma entrevista
médica utilizada por psicólogos e médicos que possui técnicas para poder
estabelecer uma avaliação e diagnóstico do indivíduo. É a base a partir da qual
se pode estabelecer um tratamento ou iniciar uma psicoterapia de apoio ou outra
qualquer. Pretende-se que se consiga obter o máximo de informação possível
sobre a história e o passado do sujeito
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Anomia:
Falta de organização que
dá origem a um comportamento individual desregrado e separado de um modelo do
grupo social. .
Cinestesia:
Conjunto
de sensações pelas quais são percebidos os movimentos musculares cujos
estímulos provém do próprio organismo.
Consciência
fonológica:
Se
trata da capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores
unidades, em sílabas e em fonemas. Considerada habilidade metalinguística de
tomada de consciência das características formais da linguagem, é compreendida
em dois níveis, sendo eles: a consciência de que a língua falada pode ser
segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em
palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas e que palavras são
constituídas por sequências de sons e fonemas representados por grafemas.
Coordenação
viso-motora:
É o
deslocamento dos olhos ao longo da linha, uma habilidade que ajuda a criança a
ler e a escrever com exatidão.
Desorientação
visoespacial:
Consiste
na perda da habilidade de execução de tarefas visualmente guiadas, na perda da
capacidade de interpretação de mapas e de localização na vizinhança ou mesmo
dentro de casa. Os aspectos de neuroimagem podem revelar áreas isquêmicas ou de
hipoperfusão nas regiões têmporo-occipitais de predomínio à direita.
Disartria:
Dificuldade
na articulação ou na pronúncia das palavras, resultante de uma paralisia ou
ataxia dos músculos e dos órgãos da fonação.
Discalculia: má formação neurológica, provocando dificuldade em
aprender tudo o que está relacionado a números como: operações matemáticas;
dificuldade em entender os conceitos e a aplicação da matemática; seguir
sequências; classificar números.
Disgrafia:
Incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este
grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras,
tornando a letra ilegível.
Dislalia:
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Dislexia
Definida como um distúrbio ou
transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia
é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em
vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é
disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico. Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.
Sinais de Alerta
Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada (vide adiante), mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco". Haverá sempre: dificuldades com a linguagem e escrita ; dificuldades em escrever; dificuldades com a ortografia; lentidão na aprendizagem da leitura; Haverá muitas vezes : disgrafia (letra feia); discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada; dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’; dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas; dificuldades para compreender textos escritos; dificuldades em aprender uma segunda língua.
Haverá às vezes:
dificuldades com a linguagem falada; dificuldade com a percepção espacial; confusão entre direita e esquerda. Pré -Escola Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas:Dispersão; Fraco desenvolvimento da atenção; Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem; Dificuldade em aprender rimas e canções; Fraco desenvolvimento da coordenação motora; Dificuldade com quebra cabeça; Falta de interesse por livros impressos; O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que ela seja disléxica; há outros fatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação. Idade Escolar Nesta fase, se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuízo emocional:· Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita; Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras); Desatenção e dispersão; Dificuldade em copiar de livros e da lousa; Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.); Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares; Confusão entre esquerda e direita; Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc... Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas; Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc... Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc.. Dificuldade na matemática e desenho geométrico; Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias) Troca de letras na escrita; Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua; Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o ‘’palhaço’’ da turma; Bom desempenho em provas orais. Se nessa fase a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e conseqüentemente sociais e profissionais. Adultos Se não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar, o adulto disléxico ainda apresentará dificuldades; Continuada dificuldade na leitura e escrita; Memória imediata prejudicada; Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua; Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia); Dificuldade
com direita e esquerda;
Dificuldade em organização; Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como conseqüência: depressão, ansiedade, baixa auto estima e algumas vezes o ingresso para as drogas e o álcool.
Fonte: http://www.dislexia.org.br/
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Disortografia:
Dificuldade
de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita.
Disgnosia:
Perturbação
da função intelectual, percepção incompleta, falsa interpretação de coisas ou fatos.
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Ecolalia
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Ecolalia
é a repetição, como um eco, das últimas palavras que chegam ao ouvido do
paciente. Em condições patológicas, observa-se nos catatônicos. O fenômeno
tem muita semelhança com a perseveração do pensamento, observada nos
epilépticos. Os enfermos repetem como um eco não só as palavras que lhes são
dirigidas, como partes de uma frase que escutam ao acaso.
Não se pode
fazer distinção clara entre a ecolalia manifestada por um esquizofrênico
crônico e um enfermo portador de um transtorno cerebral orgânico, pois ambos
os pacientes podem ter em comum uma notável alteração dos processos
intelectuais e da intencionalidade.
Fonte:
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=204
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Enurese:
Emissão involuntária de
urina, a maior parte das vezes noturna, e que ocorre com maior frequência nas crianças.
Esfíncter:
É uma estrutura,
geralmente um músculo de fibras circulares concêntricas dispostas em forma de
anel, que controla o grau de amplitude de um determinado orifício.
Espaço-temporal:
Habilidade importante para uma adaptação favorável da
criança, pois lhe permite não só movimentar-se e reconhecer-se no espaço,
mas também desencadear e dar seqüência aos seus gestos, localizar as partes
do seu corpo e situá-las no espaço, coordenar sua temporalidade e organizar
sua vida cotidiana, sendo importantíssima no processo de adaptação do
indivíduo ao meio, uma vez que tudo ocupa um determinado lugar no espaço em
um dado momento.
Etiologia:
Estudo, análise e pesquisa sobre as causas das doenças.
Gagueira ou tartamudez:
É uma perturbação na
fluência e tempo normais da fala do indivíduo, caracterizada por repetições de
sons ou sílabas, pausas dentro de palavras, repetições de palavras
monossilábicas completas.
Hipercinesia: Excesso de movimentação de um órgão e/ou região específica
do corpo, com maior extensão e rapidez desses movimentos, chegando ao estado
patológico.
Hipocinesia:
Diminuição de atividade
funcional, nos organismos vivos.
Impulsividade:
Dificuldade com
auto-controle. Prejuízos, a si mesmo e aos outros, são consequência de não
parar para pensar. A impulsividade é um dos sintomas comuns ao TDAH.
Lateralidade:
Quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro,
portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em
relação à outra.
Linguagem tatibitale:
Uma forma de fala caracterizada pela articulação defeituosa de
certas consoantes; é rapidamente superada a menos que os adultos no meio
ambiente contribuam para a sua manutenção, usando-a eles mesmos nas conversas
com a criança. Em distúrbios graves de comportamento e na esquizofrenia, o
paciente pode reverter a esse tipo de fala.
Memória cinestésica:
É a capacidade da criança reter os movimentos motores
necessários à realização gráfica. À medida que a criança entra em contato com o
universo simbólico (leitura e escrita) vão ficando retidos em sua memória os
diferentes movimentos necessários para o traçado gráfico das letras.
Mudez:
É uma deficiência que indica incapacidade (total ou parcial) de
produzir fala.
Rinolalia:
Modificação da ressonância normal da voz, devida a uma obstrução
ou a uma abertura exagerada do nariz ou da rinofaringe.
Ritmo:
É uma ordem cadenciada na
sucessão das coisas. Trata-se de um movimento controlado ou calculado que se
produz pela ordenação de elementos diferentes.O ritmo pode definir-se como a
combinação harmoniosa de sons, vozes ou palavras, incluindo as pausas, os
silêncios e os cortes necessários para que soe de forma agradável para os
sentidos.
Percepção:
Processo através do qual os
objetos, pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes. É
através da percepção que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma
total e complexa.
Atenção:
É um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e
seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante
recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos
a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos.
Memória:
A memória é o
armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou
vividas.
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade:
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
(TDAH) é um transtorno neurobiológico que aparece na infância e que na maioria
dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida. O TDAH se caracteriza pela
combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade
sendo a apresentação predominantemente desatenta conhecida por muitos como DDA
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